Wemerson S. Silveira | Psicólogo Clinico e Palestrante

Nosso Blog

Somos um blog de psicologia. Então você vai encontrar um universo de noticias, novidades e curiosidades sobre psicologia e saúde mental, com uma doses de filosofia!

Nosso Blog

Somos um blog de psicologia. Então você vai encontrar um universo de noticias, novidades e curiosidades sobre psicologia e saúde mental, com uma doses de filosofia!

Dicas para ansiedade

Dicas que ajudam na ansiedade. 

O que fazer para tentar “melhorar” minha ansiedade? Existe dicas que ajudam a gerenciar a ansiedade? Existe alguma coisa que eu posso fazer para melhorar? Essas são apenas algumas perguntas, que muitas pessoas fazem em relação a ansiedade, por isso queremos abordar dicas que ajudam na ansiedade.

Ansiedade x Transtorno de ansiedade

E temos que entender que a ansiedade é uma reação normal do corpo a situações estressantes, como uma entrevista de emprego ou um discurso público. No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva e interfere na vida diária, pode ser classificada como transtorno de ansiedade.

O transtorno de ansiedade é uma condição mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, independente de sua condição socioeconômica, trabalho e etc., portanto, a ansiedade é caracterizada por medos excessivos e preocupações que interferem na capacidade de uma pessoa de realizar suas atividades cotidianas. Embora a ansiedade seja uma emoção normal e saudável, quando se torna excessiva e impede que as pessoas vivam suas vidas plenamente, pode ser classificada como um transtorno de ansiedade.

Leia também: Ansiedade – É normal sentir?

Os sintomas do transtorno de ansiedade incluem: preocupações constantes e excessivas, ataques de pânico, insônia, fadiga, dificuldade de concentração e tensão muscular, dificuldade em dormir e evitação de situações ansiogênicas. Além disso, o transtorno de ansiedade pode manifestar-se de várias maneiras, como transtorno de ansiedade generalizada, fobia social, transtorno de pânico, entre outros.

Entretanto precisamos enfatizar que não existe uma causa única para o transtorno de ansiedade, fatores genéticos, estressores de vida e condições médicas subjacentes podem desempenhar um papel.

Leia também: O líder e a ansiedade em tempos de pandemia

6 dicas que ajudam a gerenciar a ansiedade.

Felizmente, existem tratamentos eficazes disponíveis para ajudar a gerenciar a ansiedade. Como por exemplo a Psicoterapia, pode ajudar a mudar as perspectivas e comportamentos negativos e aprender técnicas de gerenciamento de estresse. Assim também como Medicação, como ansiolíticos e antidepressivos, também pode ser útil em alguns casos mais graves.

Além disso, há coisas simples que você pode fazer em casa para ajudar a gerenciar a ansiedade. Aqui estão algumas dicas:

  • Pratique a respiração profunda e lenta
  • Faça exercícios regularmente
  • Mantenha uma dieta equilibrada e saudável
  • Tente relaxar antes de dormir, como ler um livro ou tomar um banho quente
  • Conecte-se com outras pessoas e busque apoio social
  • Mantenha uma rotina regular e estabeleça metas realistas

sendo assim, lembre-se de que a ansiedade é tratável e você não precisa lidar sozinho. Converse com seu médico ou um profissional de saúde mental se você estiver preocupado com seus sintomas de ansiedade. Juntos, vocês podem encontrar o tratamento certo para você.

E lembre-se sempre que não se sentir bem peça ajuda!

Marque sua consulta!

Siga as nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *